Melhores dicas do que fazer em Marrakech, Marrocos – Por um Nativo!

Olá, todo mundo?

como vocês estão?

O post de hoje é sobre uma das viagens mais interessantes da minha vida, que me acrescentou muito como pessoa, pois isso é o que acontece quando você se insere em uma cultura totalmente diferente da sua, você cresce como ser humano, você abre sua mente e passa a entender melhor muitas coisas!!
Estou falando do Marrocos, um país com paisagens maravilhosas e diversificadas, gastronomia que faz qualquer um deixar a dieta de lado, Fé capaz de tirar o seu fôlego ao contemplar (independente da sua religião), cultura admirável, e muito mais que vocês verão nessa série de posts sobre o Marrocos.
Nesse primeiro artigo vamos falar da capital do país, Marrakesh!
Ah, nosso amigo Marroquino Youssef, que também foi nosso amigo guia durante a viagem ao Marrocos, listou especialmente para o blog – “Resolvi Mudar” – o Top 5 de dicas sobre o que fazer na cidade.
Vamos lá conhecer o que Marrakesh tem a nos oferecer?!

A cidade de Marrakesh é popularmente conhecida como “Cidade Vermelha” por esse motivo que você está vendo na foto abaixo:

Marrakesh

A cidade é repleta de construções vermelhas (cor da terra), e você encontra desde casas até hotéis luxuosos exatamente dessa cor avermelhada, uma característica marcante na cidade e que foi a primeira coisa que me encantou quando cheguei!!

Minha viagem aconteceu bem no verão Marroquino, o que foi maravilhoso pois o clima nos permitiu fazer muitos passeios, e não estava nenhum calor insuportável mas sim agradavél! Recomendo o verão lá por que como vocês poderão ver nos próximos posts da Série Marrocos, visitamos cidades de praia 🙂

Mas fiquei sabendo pelo meu amigo marroquino Youssef, que o inverno também é muito bom, e durante a série tem até dica para quem está indo visitar esse país MARA no inverno! Vamos conferir!!!

  1. Praça Jamaa El Fna: O coração de Marrakech – 

praça
(Fonte: www.bridetobride.com.br)

Nessa praça você vai encontrar tudo o que é cultural do Marrocos como, artesanais, músicas, barraquinhas de comida, restaurantes, carrinhos de doce, apresentações de cobras, mulheres fazendo tatuagem de henna, e muita mas muita gente, principalmente à noite onde a praça se torna a principal atração para quem está de visita pela cidade e também para os moradores, que levam suas famílias ou grupo de amigos para se reunir em Jamaa El Fna!

E é aqui que você também encontra muitas coisas lindas e apaixonantes, como enfeite de cozinha e casa em geral, tapetes maravilhosamente lindos, lenços, bolsa e mais bolsas de couro, acessórios, produtos de maquiagem super diferentes  e interessantes típico marroquino, etc.(Ps.: Vou fazer um post sobre Compras no Marrocos!!)

O que me chamou muita atenção foi a área que vende comidas, são muitaaas barraquinhas estilo cidade de praia do Brasil no verão, mas o diferencial é que os alimentos ficam expostos nas barracas sem estarem totalmente cozidos/preparados, você escolhe o que vai querer e só então eles preparam a sua refeição.

Como existem várias dessas barracas – que na verdade são tão grandes, com mesas para os clientes, vários funcionários, que para mim são consideradas restaurantes ao ar livre -, a disputa para quem vai “ganhar” o cliente é muito grande e claro o que é mais uma atração cultural do país, pois a maioria dos estabelecimentos/vendedores não trabalham com preço tabelado e na praça Jamaa El Fna não poderia ser diferente, eles oferecem as refeições com valores que você pode negociar, o que faz você imergir na cultura local e torna uma simples busca pelo local que terá sua refeição muito mais interessante!!

Essa foi a que nós escolhemos, e uma SUPER DICA>>> não esquece de experimentar a batata frita dessa praça, é simplesmente ma-ra-vi-lho-sa!!

IMG-20151013-WA0113
(Fonte: Arquivo pessoal)

2. Jardim El Menara- 

CYMERA_20160209_174204
(Fonte: Arquivo pessoal)

Esse jardim é simplesmente apaixonante, e dizem por ai que ele foi cenário de muitos casais apaixonados séculos atrás!!!

Hoje em dia o Jardim El Menara é muito popular nas famílias marroquinas, ele é um dos locais mais escolhidos para aquele passeio delícia nos finais de semana, e quando está calor, assim como estava no dia em que visitei, é realmente um ótimo lugar para tomar aquela brisa fresquinha em final de tarde! Além de ser muito grande e lindo, com essa piscina central que vocês estão vendo na foto acima, que é repleta de peixes!!

El Menara é muito conhecido também pelas suas oliveiras e árvores de Argan, o que não podemos deixar de falar que deixa tudo com um cheirinho Mara 🙂

Na lateral do jardim não poderia faltar as construções avermelhadas típica da Cidade Vermelha!!

Para vocês terem uma noção do tamanho desse lugar, tirei essa foto que mostra o caminho de entrada do jardim que dá na piscina central.

IMG-20151008-WA0005
(Fonte: Arquivo pessoal)

Enfim, vale muito a pena conhecer esse ponto turístico super agradável e bonito! Além de ser GRATUITO! E essa é nossa foto feliz da vida curtindo um finalzinho de tarde!

IMG-20160209-WA0001
(Fonte: Arquivo pessoal)

3. Palácio El Bahia

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
(Fonte: flickriver.com)

Esse é um passeio repleto de cultura e história, já que esse Palácio foi construído no século XIX que incicialmente era uma residência Marroquina em que funcionava um Harém!!! E claro, também é um colírio para os olhos, pois possui uma beleza encantadora constítuida pelo jardim, horta, mesquita e pela arquitetura marroquina!

O Palácio é uma super dica para quem quer saber mais sobre a tradição e história marroquina, que vai muito além do que vemos na televisão ou em algumas novelas!

4. Jardin Majorelle-

jardim Majorelle
(Fonte: www.jardimcor.com)

Esse jardim é um dos lugares mais visitados do Marrocos, e seu nome Majorelle vem do Francês pintor e criador do jardim, cujo plantou diversas árvores, plantas e flores típicas Marroquinas e também dos cinco continentes do mundo!! Ou seja, você já pode imaginar como esse lugar é fresco, agradável e lindo né?!

5. Dica extra: Balada no Marrocos- 

theatro
(Fonte: okeyholiday-barcelona.com)

Se você assim como eu tem curiosidade de saber como são as noites de Marrocos, essa dica é especialmente para você!! Mas claro, aos que curtem balada dá uma olhada aqui!!

Fomos em um balada chamada Theatro uma das melhores baladas da cidade de Marrakesh segundo uns amigos que moram no país. E sinceramente, surpreendeu e muito positivamente!! Músicas boas, ambiente grande, bonito e moderno!

As fotos abaixo são em frente à festa!

IMG-20151013-WA0108
(Fonte: Arquivo pessoal)

IMG-20151013-WA0110
(Fonte: Arquivo pessoal)

Não tenho fotos do lado de dentro por motivos -> estava dançando horrores!!! (rs) Mas deêm uma olhada no site da Balada que lá você encontra endereço, como chegar, valores e atrações http://www.theatromarrakech.com/

6. SUPER DICA: Hammam-

hammam
(Fonte: chioggiatv.it)

Antes de falar da maravilha que é fazer o Hammam vou explicar o que é isso, Let’s go!

O Hammam (palavra árabe que signifa banho), em minhas palavras é nada mais nada menos que um super, power, mega, poderoso banho que tira – me desculpem a palavra- toda a caraca do seu corpo, além de ser relaxante! Nas palavras de origem e história do Hammam, é um banho a vapor originalmente grego-romano mas que no Marrocos foi adaptado e os árabes criaram suas próprias versões que tem como função higiene e saúde, ajudando até mesmo na recuperação de mulheres após parto.

O banho começa com um relaxamento numa sala á vapor, tipo uma sauna, depois de um tempo nessa sala quente você vai para outra sala que é mais quente ainda – e confesso que no ínicio me deu um pouco de agonia pois não curto muito sauna e essas coisas á vapor, mas logo depois você acostuma- e nessa sala você se deita numa estrutura que por vez é mármore, então chega a pessoa que vai ensaboar e esfoliar todo o seu corpo, frente e costas, com a ajuda de uma luva, e essa luva é o poder (é elazinha que tira suas caracas resíduos). Após esse procedimento você recebe baldes água morna para tirar os resíduos e você até recebe uma massagem muito boa na cabeça (cuidado para não dormir, mas se quiser também pode dependendo do local que você optar por fazer o Hammam).

Você pode optar por fazer em sala privada, sozinho ou com o acompanhante, e também o público, que você faz com outras pessoas – homens e mulheres- desconhecidas.

Onde fazer e valores:

Eu fiz no hotel, mas confesso que os preços não são dos mais atrativos, cerca de 40 a 50 euros, mas foi sala privativa! A sala mista do hotel era um pouco mais barata, cerca de 30 euros. Além dos hotéis você também pode encontrar pela cidade de Marrakesh, o Hammam público, que são mais simples e com várias pessoas, e por isso tem o valor mais atrativo, você pode encontrar até por 10 euros o banho, mas lembrando que por não ser privativo/individual o banho acaba não sendo tão completo.

Bom galera, por hoje é isso ai, mas os próximos posts da série Marrocos já estão no forno!!!

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida pode perguntar nos comentários ou mandar email para: contatosresolvimudar.com

Não esqueçam de curtir nossa página no facebook -> www.facebook.com/Resolvimudarblogpaola

Beijooos e até a próxima! 🙂

Comments (3)

  1. Lidiane

    Hamman!!!! 😍👍😍👌😍

    Reply
  2. Lidiane

    Hammam!!!! 😍👍😍👌😍

    Reply
    1. Paola Frota (Post author)

      🙂 🙂

      Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *